Monday, June 29, 2009

Troca de Anéis - 14ª Parte

Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte, 8ª parte, 9ª parte, 10ª parte, 11ª parte, 12ª parte e 13ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.

Processos de amaciamento

1 – Motores montados em veículos

1.1 – Conduza o veículo a uns 45 km/h e avelere ao máximo até 75 km/h. Volte a 45 km/h. Repite o ciclo de aceleração de 45 a 75 km/h, pelo menos umas dez vezes. Não é necessário qualquer amaciamento adicional. Se as condições de transito não permitirem este precesso, acelere rapidamente o motor várias vezes na segunda marcha ou nas marchas intermediarias. A finalidade é aplicar uma carga ao motor durante períodos curtos e em sucessão rápida, logo após o aquecimento do motor. Isso empurra os anéis de pistão contra as paredes dos cilindros com pressão crescente e resulta num rápido assentamento dos anéis.
1.2 - Após o amaciamento, devolva o veículo ao proprietário ou motorista com as seguintes sugestões:

- Carros de passeio e caminhões leves
Dirija o veiculo normalmente, evitando, porém, manter altas velocidades pro períodos longos, durante os primeiros 1.500 quilômetros.

- Caminhões pesados e ônibus
Se possível, realize serviços leves durante os primeiros 80 quilômetros. O motor não deve ser submetido a sobrecargas.

Diz-se que há sobrecarga quando o motor não reage ao acelerar e quando isso acontece, deve-se imediatamente passar à marcha anterior.

- Tratores agrícolas
Opere sob meia carga ou menos, durante as primeiras duas horas.

2 – Motores a gasolina ao álcool em dinamômetros
2.1 – Motoras de carros de passeio e de caminhões leves

2.2 – Motores de caminhão e outros veículos para serviços pesados



3 – Motores diesel montados em dinamômetros

Siga o processo indicado no manual de serviço do motor.

Friday, June 26, 2009

Aviso o site Wallcarros estará temporariamente sem atualizaçoes no tempo indeterminado, pois estou sem Internet peso a compreensão de todos e desculpe - nos pelo transtorno

Lamborghini Gallardos ataca fotografo [Vídeo]

Neste vídeo o fotografo deu muita sorte de ter só a tíbia fraturada. Veja que o piloto se perde na curva e vai em direção ao fotografo.

Idea ELX 1.8

A Fia lança mais uma versão do Idea a versão ELX 1.8. Os acabamentos são os mesmos da versão ELX 1.4, porém com o motor 1.8.

Nesta versão o motor 1.8 tem 114 cv com álcool e 112 cv com gasolina com velocidade máxima de 180 km/h a gasolina e 182 km/h a álcool.

O Idea ELX 1.8 será vendido a partir de R$ 40.910,00, E virá de série com direção hidráulica, computador de bordo, sistemas My Car e Follow Me Home, banco do motorista e volante com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, porta-objetos afixado no teto, bolsas nos encostos dos bancos dianteiros, banco traseiro bi-partido, terceira luz de freio e bagageiro no teto.

Entre os opcionais estão o kit viva-voiz com Bluetooth, teto solar Skydome e sensores de estacionamento, espelho eletrotrômico, crepuscular e chuva, entre outros. E tem a cores vermelho Magna e cinza Tellurium.

Com esta nova versão, a linha Idea conta com as seguintes gama ELX 1.4, ELX 1.8, HLX 1.8 e Adventure Locker.





Thursday, June 25, 2009

Foto oficial da Strada cabine dupla

A Fiat mostrou a foto oficial da nova Strada cabine dupla. Ela terá 4 lugares e ainda um bom espaço para cargas. O modelo será oferecido a partir de R$ 46.440.

Com mais esta opção a Strada agora tem oito tipos de acabamento duas Fire, quatro Trekking e duas Adventure com duas opções de motores 1.4 e 1.8, ambos Flex e três opções de carroceria simples, estendida e dupla.

Nissan Grand Livina

Após três meses do lançamento do Livina, a minivan da nissan, é lançado o Grand Livina 1.8, com sete lugares produzido na fábrica da Renault em São Jose dos Pinhais (PR).

O Grand Livina entra no mercado para concorrer com o Citröen Xsara Picasso, Chevrolet Zafira e o Renault Grand Scénic 2.0.



O modelo de entrada será vendido a partir de R$ 54.890, com câmbio manual a versão automática será vendida a apartir de R$ 59.490. O modelo estará disponível nas revendas já no mês de julho deste ano.

Na versão de entrada vem de fábrica com ar-condicionado, airbag para motorista, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, CD player, direção elétrica e travamento central das portas. Já no modelo SL, top de linha, vem de série com ar-condicionado automático digital, bancos e volante revestidos em couro, faróis de neblina, travamento automático das portas, airbag duplo, ABS com EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e rádio com entrada auxiliar para tocadores de MP3, seis alto-falantes e dispositivo que permite a abertura das portas e a partida do motor a distância.



O Grand Livina 4,42 m, 24 cm a mais que o Livina, apesar de usar a mesma plataforma. O porta-malas tem 589 litros com cinco passageiros e 123 litros usando os sete. Os bancos traseiros são reclináveis e deslizantes o assoalho é plano quando os bancos estão rebatidos.



O motor é um flex de 1.8 litros e 16V gera 125 quando abastecido com gasolina e 126 cv com álcool o mesmo motor usado no Livina e no hatch Tiida.

O consumo do câmbio manual é de 11,4 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada usando gasolina. Com álcool o consumo é de 6,9 km/l e 9,4 km/l, respectivamente. Tem um desempenho bom, visto seu grande porte, vai de 0 a 100 km/h em 11s0 e atinge 189 km/h. Com transmissão automática leva 11s9 e chega a 180 km/h de velocidade máxima.

Wednesday, June 24, 2009

Pajero Sport Flex

A Mitsubishi apresentou a nova Pajero Sport Flex, modelo 2010. A primeira com V6 flex do Brasil.

O Bloco vem do Japão e recebe aqui no Brasil, mais precisamente na fabrica em Catalão (GO), as modificações para poder utilizar o álcool.

O motor 3.5 V6 de 24 válvulas desenvolve de 200 cv (cavalos) se abastecido com gasolina a 205 cv com álcool. A transmissão é automática de quatro velocidades, com tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Seu preço sugerido é de R$ 109.990.

O tanque de combustível ficou maior, passando de 75 litros para 90 litros. O Pajero Sport Flex tem preço sugerido de R$ 109.990 (somente automático). São R$ 10 mil a menos que o mesmo carro com motor diesel e a mesma transmissão sem embreagem (R$ 119.900). Já o Pajero Sport diesel com câmbio manual custa R$ 115.490. Todos possuem tração 4x4 e reduzida.

Corvette ZR1 contra F/A-18 Hornet [Vídeo]

A equipe do programa MotorTrend resolvel apelar e desafiar o esquadrão Anjo Azul, eles com um F/A-18 Hornet que é capazes de ir Mach 1,8 e a equipe do MotorTrend com o Corvette ZR1 que vai de 0 a 100 em 3,3 segundos. A corrida é simples, quem completar uma milha primeiro ganha.

Se você quiser ir direto para corrida veja o vídeo a partir dos 8 minutos.

Tuesday, June 23, 2009

Smart Fortwo elétrico em 2010

A Daimler, fabricante do Smart anunciou que fabricará uma versão do Fortwo totalmente eléctrica, chamada de Fortwo ED (Electric Drive).

O Fortwo ED terá um motor com 41 cavalos com aceleração de 0 a 50 km/h em 6,5 segundos.

A produção será limitada e irá somente para os consumidores britânicos já na segunda geração quem será avaliada nos Estados Unidos, Roma, Milão e Paris.

No mercado britânico o preço proposto ficou em torno de 16.340 euros.

Clique nas fotos para ampliar






BMW M3 GT2 no Need for Speed Shift

Como a maioria dos fabricantes, a BMW sabe da importância de se ter um de seus carros em games. O vídeo abaixo mostra o BMW M3 GT2 no novo game da eletronic arts o Need for Speed Shift.

Monday, June 22, 2009

Troca de Anéis - 13ª Parte

Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte, 8ª parte, 9ª parte, 10ª parte, 11ª parte e 12ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.

Teste do motor

Após a montagem do cabeçote e demais componentes do motor, faz-se a regulagem do ponto de ignição, o abastecimento com óleo e água e teste de funcionamento.

Para realizar esse teste proceda da seguinte forma:

1º - Mantenha o motor funcionando a 1/3 da rotação até atingir a temperatura normal de funcionamento, (geralmente entre 80º e 90º) prestando atenção quando a ruídos estranhos ou funcionamento irregular do motor.

2º - Desligue o motor e verifique se não ocorreu nenhum vazamento.

3º - Faça os reapertos e aefrição de regulagens onde necessário.

4º - Estando tudo em ordem, passe ao amaciamento conforme descrito a seguir.

Amaciamento do motor

O consumo inicial de óleo e a fuga de gases de compressão após a instalação de anais novos, são, frequentemente, mais elevados do que o normal, durante um breve período, até que os anéis se assentem.

A fuga dos gases é raramente tomada em consideração, pois é impossível medir sua diminuição para qualquer finalidade prática, durante o período de amaciamento, a não ser no caso de algumas aplicações de motores diesel. O consumo de óleo é o ponto de referência principal para se determinar se os anéis de pistão e as paredes dos cilindros já estão assentados. Embora existam vários instrumentos para medir, com precisão, as diversas características dos anéis de pistão, o próprio motor é o único aparelho conhecido que indica se os anéis já estão assentados.

O assentamento dos anéis consiste no amoldamento de uma faixa ininterrupta da face do anel à parede do cilindro em todo o curso do anel; isso é conseguido com o desgaste das levíssimas irregularidades das faces dos anéis e das paredes dos cilindros.

O período de assentamento tem sido reduzido à medida em que os anéis e os cilindros são fabricados com maior precisão, mas, todos os motores novos, retificados ou com anéis novos, exigem um certo período de amaciamento para obter o máximo de controle de fuga de gases e do óleo.

A quantidade de horas trabalhadas ou de quilômetros a serem percorridos antes de se obter um bom desempenho no motor, varia conforme sua própria construção, condições de operação e tipo de serviço. Entretanto como regra geral, deve-se esperar uma boa vedação e economia de óleo após cerca de 4.000 quilômetros rodados, ou 65 horas de serviço, independente de serem os anéis cromados ou não.

Este processo de amaciamento é realizado sem exigir quase desgaste e não é necessário que desapareçam as marcas de usinagem das faces dos anéis de compressão como se supõe em geral. Note que as marcas de usinagem são claramente visíveis no anel indicado na figura abaixo, após quase 5.000 quilômetros de rodagem. Sob condições normais de operação, as mercas de usinagem nas faces dos anéis deverão permanecer visíveis por ainda muitos milhares de quilômetros.


Sinais de usinagem ainda visíveis.

Além disso, os aperfeiçoamentos introduzidos na fabricação de motores e no seu material, bem como a melhor qualidade dos combustíveis e lubrificantes e a maior precisão de fabricação, eliminaram a necessidade dos longos períodos de amaciamento.

Entretanto, deve-se sempre ter em mente que o amaciamento correto é tão importante quanto a instalação correta de anéis, a fim de se obter o máximo de economia de óleo e longa vida útil do motor. Portanto, a execução da reforma do motor deve considerar como de sua responsabilidade o amaciamento, pois isso, além de tudo, também lhe proporciona uma excelente oportunidade para verificar o funcionamento do motor, fazendo as correções necessárias para conseguir um motor sem ruídos e com o máximo de desempenho.

Friday, June 19, 2009

Fotos e vídeo do Bugatti Grand Sport

A Bugatti acaba de lançar o novo modelo do superesportivo Veyron 16.4, o Grand Sport.

O superesportivo tinha sido exibido apenas para alguns clientes em Cannes e agora a Bugatti revela as primeiras fotos oficiais.

Serão fabricadas apenas 149 unidades destas 50 que já estão reservadas (então corre e reserve também a sua) a primeira unidade foi vendida por US$ 2,9 milhões as outras custarão em torno de US$ 2 milhões.

Sem a capota ele atinge a velocidade de 360 km/h e com ela só chega a 407 km/h. O tornando o conversível mais rápido atualmente.

Clique nas fotos para ampliar e logo abaixo o vídeo:










Opel revela interior do novo Astra

Com lançamento previsto para o final do ano o novo Astra Europeu fará a sua primeira aparição em Setembro, no Salão de Frankfurt.

O painel do novo Astra foi inspirado no sedan Insígnia.

O novo Astra vai contar com uma ampla gama de motorizações, incluindo um 1.4 Turbo a gasolina e o conhecido 1.3 CDTi, agora com 95 cavalos de potência. A gama será complementada com um bloco diesel de 2,0 litros, com diversas variantes de potência e quatro unidades a gasolina de 1,4 e 1,6 litros.

Thursday, June 18, 2009

Uma voltinha com Ken Block [Vídeo]

Neste post aqui, mostrei o vídeo da Gymkhana Two onde Ken Block da um show com seu Subaru. Agora leva os repórteres para dar uma voltinha na pista de testes.

Fisker lança carro super desportivo

A fabricante de carros de luxo Fisker Automotive divulgou em Miami, nos Estados Unidos, o carro híbrido plug-in Fisker Karma.

O modelo esta equipado com um motor de combustão apenas para carregar as baterias de íon-lítio. O motor elétrico garante autonomia de 80 km por recarga, segundo o fabricante, o carro vai de 0 a 100 km/h em seis segundos e atinge a velocidade de 200 km/h.

O carro foi desenvolvido por Henrik Fisker, designer de modelos consagrados como o Aston Martin Vintage e a BMW Z8. A empresa espera comercializar 15 mil unidades do Fisker Karma, incluindo uma versão conversível que deverá chegar ao mercado em 2011.

Os planos do senhor Fisker são mais ambiciosos, a revista de economia Forbes, refere que o empresário espera vender em breve cerca de 100 mil unidades por ano.

carros.pt

Wednesday, June 17, 2009

Primeira imagem do Audi A5 Sportback [Vídeo]

A Audi revelou a primeira imagem oficial do Audi A5 Sportback.

O A5 Sportback terá cinco tipos de motorização, as 2.0 TFSI com 170 cv e 3.2 V6 com 190 cv a gasolina e 2.0 TDI, 2.7 TDI e 3.0 V6 TDI a diesel.

Com transmissão S Tronic de sete velocidades e o Audi Drive Select, sistema que ajusta as configurações da suspensão e as respostas do motor de acordo com a preferência do condutor, também serão oferecidas no veículo.

O A5 Sportback chegará às concessionárias europeias em setembro de 2009 e custará a partir de 36 050 euros.

Tuesday, June 16, 2009

Kia Picanto com visual mais esportivo

A Kia apresentou o novo modelo do Picanto, na Coreia do Sul.

O Morning, como Picanto é chamado por, lá ficou com uma aparência mais moderna e agressiva, teve alguns itens estéticos repaginados. Os faróis tem um desenho diferente, a grade frontal tem novo desenho, conjunto óptico com fundo escuro e novos pára-choques e novas saias laterais.

O interior ganhou materiais de melhor qualidade e uma nova combinação de cores para os revestimentos e painel de instrumentos, além de um novo volante.

E ainda foi incluído uma câmera na traseira, que mostra as imagens no espelho interno, como acontece com o Soul.

O Kia Picanto é comercializado no mercado sul-coreano com duas variantes do motor 1.0 a gasolina; uma versão de entrada com 67 cavalos e uma mais potente, com 72 cavalos de potência.

No Brasil, o Kia Picanto é vendido por R$ 35.900 na versão equipada com motor 1.0 de 61 cv e por R$ 40.900 na versão equipada com motor 1.1 de 64cv. Como o modelo vendido aqui no Brasil também é importado da Coréia, esta versão atualizada também deve ser comercializada no mercado nacional, porém não há previsão.

Alfa Romeo MiTo motor MultiAir

Alfa Romeo MiTo apresentado no Salão de Genebra virá com motores com 2 cilindros.

A Fiat que é dona da Alfa Romeo, diz que em comparação com o motor de mesma capacidade de 4 cilindros o motor 1.4 MultiAir da 10% a mais de potência e 15% de torque, e ainda tem uma redução no consumo e melhor qualidade na emissão de poluentes.

O Mito tem um moderno sistema de controle de admissão variável e turbocompressor. E terá as versões com 105 cv, 135 cv e 170 cv, de acordo com os ajustes de injeção de combustível e admissão. O ajuste é feito conforme ele é conduzido, economizando em baixas e aproveitando o máximo do motor em altas.

O Mito tem chegada programada somente para setembro deste ano no mercado Europeu. Especula-se que o bloco MultiAir possa impulsionar futuros carros compactos e de baixo consumo desenvolvidos pela Fiat no país.

Monday, June 15, 2009

Troca de Anéis - 12ª Parte

Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte, 8ª parte, 9ª parte, 10ª parte e 11ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.


Inspeção dos cabeçotes

Feitas todas as verificações descritas até agora, nosso motor, aparentemente já estaria em condições de ser “fechado”.

No entanto, outros componentes devem ainda ser verificados, principalmente os cabeçotes, pois, se, por exemplo, as válvulas não estiverem proporcionando boa vedação aos gases, ocasionarão consumo excessivo de óleo pelas guias de válvula ou mesmo poderão provocar corrosão dos cilindros e pistões se estiverem trincados permitindo entrada de água na câmara de combustão.

Para realizar uma correta inspeção do cabeçote comece verificando se existem trincas nas câmaras de combustão e inspecione as válvulas e sedes quanto ao seu assentamento, trincas ou quebras e o desgaste da haste.

Verifique também os cabeçotes quanto a empenamento e faça um teste de estanqueidade.

Em seguida, examine as folgas existentes entre as hastes e guias de válvulas. Essas folgas variam conforme o motor, podendo ser, por exemplo, de 0,015 a 0,042 mm na válvula de admissão e de 0,030 a 0,060 mm na válvula de escape, em um moderno motor a gasolina, ou de 0,050 a 0,087 mm na válvula de admissão e de 0,060 a 0,097 mm na válvula de escape, em um motor diesel.

Se a folga encontrada estiver fora das especificações do fabricante, em alguns motores pode-se alargar as guias e instalarem-se válvulas com sobremedida. Nos motores onde isso não é possível substituem-se as guias.

Obs.:
1 – Quando da reinstalação das válvulas no cabeçote deve-se sempre substituir os vedadores da haste para evitar o consumo de óleo através da folga entre haste e guia.
2 – Outras verificações referentes a guias, sedes e molas de válvulas, por serem mais complexas, veremos mais adiante.

Regulagem de válvulas

A operação seguinte é a regulagem da folga de válvulas. Nos motores com sistema de acionamento das válvulas feito por balancins, a folga deve ser medida entre a ponta do parafuso de regulagem e ponta da haste como mostra a figura abaixo:


Regulagem de válvulas

Nos motores com comando de válvulas no cabeçote a folga é medida diretamente entre o came do comando e o disco de acionamento da válvula e a regulagem da folga é feita substituindo-se esse disco por outros de espessura maior ou menor.


Regulagem de válvulas de motores com comando no cabeçote.

Instalação das juntas

Temos agora, finalmente, condições de instalar os cabeçotes e “fechar” o motor. Nessa fase são aplicadas diversas juntas que tem por finalidade formarem uma perfeita vedação entre duas superfícies, evitando vazamento de água, óleo ou compressão do motor.

Embora todas exijam cuidados especiais na sua instalação, devemos dedicar maior atenção à junta do cabeçote pois, por exemplo, uma junta de marca não recomendada pelo fabricante do motor, poderá se queimar ou provocar fuga de gases de compressão por poder apresentar medidas diferentes das recomendadas.

Alem disso, se uma junta for mal instalada, poderá provocar a quebra de camisas do motor se esta for encamisado ou equipado com camisas molhadas.

Por isso, na montagem do cabeçote deve-se instalar a junta centralizada com auxilio de pinos “guia” e apertar os parafusos ou porcas do cabeçote obedecendo sempre às recomendações do fabricante do motor, quanto a sequência, torque e etapas de aperto.


Sequência de apertos dos parafusos e porcas

Friday, June 12, 2009

Como dirigir na lama ou em areia

Quando você dirigi na lama ou areia, as rodas não tem boa tração. Você não pode acelerar rapidamente, é mais difícil manobrar e são necessárias maiores distâncias de frenagem.

Na lama é melhor usar marcha reduzida quanto mais espessa a lama, mais baixa deve ser a marcha. Em camadas espessas de lama, mantenha o veiculo em movimento para não atolar.

Ao dirigir na areia, muito solta (como nas praias ou dunas) os pneus tendem a afundar isto causa efeito sobre a direção, aceleração e frenagem. Para melhor a tração, reduza levemente a pressão de ar dos pneus ao dirigir sobre a areia.

Se o veículo atolar
Jamais gire as rodas se o veiculo estiver atolado. O método conhecido como balanço pode ajudar a desatolar, porém seja cuidadoso.

Balançar o veículo para desatolar

Primeiramente, gire o volante da direção para esquerda e para direita. Isso fará liberar a área ao redor das rodas dianteiras. A seguir alterne a transmissão entre primeira e ré, girando as rodas o mínimo possível. Solte o pedal do acelerador durante a mudança e pressione levemente o pedal quando a transmissão estiver engrenada. Se algumas tentativas não forem suficientes para desatolar, você precisa ser rebocado.

Notas importantes em caso de atolar: Se girar o pneu em alta velocidade, os pneus poderão estourar resultando em ferimentos em você ou outras pessoas. Poderá haver superaquecimento da transmissão e outros componentes do veículo.

Importante para a conservação de seu veículo: Após dirigir na lama ou areia, limpe e verifique as lonas de freio. Estas substâncias podem causar frenagem irregulares ou lonas vitrificadas. Verifique também a direção, suspensão, rodas, pneus e sistema de escapamento.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
TOP SPEED CAR